terça-feira, 31 de março de 2009

Samurais ,Ninjas, Shoguns e Soldados!

Alguém conhece a série Warriors da Koei?
Compreende três títulos que tiveram continuações: Dinasty Warriors, Samurai Warriors e Warriors Orochi!

Os Dois primeiros falam do período de guerras da China e Japão respectivamente! Reuniram os maiores nomes de cada um desses períodos e montaram uma história, um pouco fantasiosa, mas se eu quisesse algo relativamente próximo da realidade eu assistiria alguma novela! Não posso falar da Série Dinasty, afinal nunca joguei e a última vez que soube estava no volume 6! Falarei então de Samurai Warriors!

Cês tão ruim de adivinhação, hein?


Samurai Warriors é um jogo grande e em certas partes repetitivo! Não lembro exatamente quantos personagens são, mas cada personagem tem sua própria história. A história é contada e recontada de acordo com a visão de cada personagem! Algo interessante é que mesmo com toda a fantasia por trás da trama ainda é colocada a personalidade de cada personagem muito próxima da registrada na história, de forma que a repetição é ao mesmo tempo algo familiar e diferente! As CGs do jogo são muito bem feitas! São elas o único motivo de eu não trocar completamente Samurai Warriors por Warriors Orochi!

Samurai traitor de Shoguns Demoniacos! Portador da paz e outro títulos homossexuais!
Warriors Orochi é um cross-over, ou ainda um DreamMatch! São batalhas que ocorrem sem seguir a trama de nenhum dos dois jogos, com os personagens de Dinasty e Samurai com todas as incoerências temporais e espaciais ignoradas completamente por causa de um demônio, que cansado de passar os dias inteiros deitado numa rede coçando o saco, resolveu testar suas habilidades de guerra contra os mais poderosos humanos! Abandonando sua confortável posição social de rei dos Demônios para matar o tão odioso tédio!

Primeiro fato a ser levado em consideração! Nenhum cross-over tem um motivo convincente para ocorrer! Mas teria sido mais interessante se um outro demônio estivesse tendo dificuldades com o primeiro e teletranpostasse alguns pra que o ajudassem e o primeiro respondesse da mesma forma! Mas isso seria clichê, alguém sempre acha motivo pra reclamar!

Segue o mesmo Padrão da história contada de pontos de vistas diferentes, mas ao invés de ser um ponto de vista pra cada personagem, é um ponto de vista para cada aliança! Que se tornaram; Shu, Wei, Wu e Sengoku! É interessante não só a história, mas as motivações de cada personagem! Os conflitos entre os próprios aliados, a velha história de esquecer as diferenças e enfrentar um oponente maior!

Agora o jogo em si! Você é um general, ou três em Warriors Orochi, e sua missão é levar seus aliados a vitória! Para isso não basta matar todos os soldadinhos do inimigo! Você precisa primeiro prestar atenção às condições de vitória e derrota! Se você morrer, vocês perdem! Única condição imutável! Pode estar restando um único general inimigo e dez generais seus e mais centenas de soldados rasos, você morrer é derrota!

Quando você está lutando por outro personagem, exemplo você escolhe Mitsuhide Akechi que luta servindo Oda Nobunaga! O Oda Nobunaga, que no caso seria o Comandante, deveria sobreviver, além do seu dever de proteger o campo principal! Isso é pra você não perder! Para que vocês alcancem a vitória é necessário derrotar o Comandante inimigo, ou todos os Generais inimigos, ou resgatar certa pessoa ou simplesmente fugir! Pra isso você deve usar emboscadas, ataques incendiários! Entre outras coisas! Mesmo que você o jogue várias vezes, cada troca de personagem dá a sensação de um jogo diferente!

Em posts futuros falarei de cada personagem que mais me chamaram a atenção!

"Soldados que morreram em nome de sua fé. Eu tiro meu chapéu para eles. No campo de batalha a vida de um soldado não vale nada!" - Griffthis - Berserk.

Agora eu reflito, grandes estrategistas, grandes gurreiros, grandes reis... Qual deveria ser o principal objetivo de um rei? O bem estar do seu povo! Tudo aquilo que foge ao seu propósito é punido! Muitos dos reis que esqueceram de proteger seu povo foram mortos, perderam seus tronos e por aí vai!

Samurais, pode-se dizer que os caras sofriam lavagem cerebral, afinal ser ensinado a dar a vida por outra pessoa pode ser nobre, mas morrer por alguém que sacrifica seu próprio povo em nome "Do Bem Maior"? Não posso condená-los, afinal, talvez os motivos que os levaram a fazer isso fujam do meu conhecimento!

Tadinho...


Ninjas, a própria palavra já fala muito. Aquele que persiste, se o Bushidô é a bíblia do Samurai. A Arte da Guerra é a Bíblia do Ninja! Para os ninjas o combate corporal era a última alternativa!

Hattori Hanzo, ninja fodástico famoso! "Mas num era segredo?"


Shoguns, alguns eram a definição de filhos da puta, outros mereciam ser protegidos! Depende muito de quem estamos falando!

Shogun, Rei Demônio, FDP dentre outras alcunhas!

Enfim, acabei num falando nada com nada, mas se você está afim de um bom passatempo sem se preocupar com tudo isso e conhecer um pouco da história do Japão ou China ou quiser simplesmente matar e colecionar vitórias, essa séria é uma ótima Opção!


"No enemy shall ever surpass me!" - Yukimura Sanada!

Nenhum comentário: